Experiências de
Leitura
Atividades organizadas por alunos do 12º ano
Os alunos das turmas B, C e F do 12º ano comemoraram a Semana da Leitura. A professora Cristina Escaja perguntou em cada turma quem queria organizar uma atividade. E assim aconteceu.
No 12º B, a atividade foi organizada e dinamizada por Pilar Ortega. Começou por apresentar a Ted Talk de Rita Carter sobre a importância de ler (Why Reading matters: https://youtu.be/muuWRKYi09s).
Como nos conta a aluna: “Nesta aula comecei por mostrar o vídeo que é, na minha
opinião, muito interessante e revelador pela forma como nos mostra as
diferentes faculdades do cérebro que são trabalhadas quando fazemos algo tão
simples como ler.
Na segunda parte da aula peguei em vários livros de que gosto muito e
mostrei como diferentes livros têm diferentes efeitos em nós e depois convidei
a turma a partilhar as suas experiências em vários aspetos que mencionei, como
o idioma, o tamanho e o género.”
Os livros mencionados nesta segunda parte da aula (e que ficam como sugestões de leitura) são os seguintes: A trilogia Millennium, Stieg Larsson; A Queda dos Gigantes, Ken Follet; O Velho e o Mar, Ernest Hemingway, O vento e a Lua, Rita Ferro; Poemas de Álvaro de Campos, Fernando Pessoa; Lá, onde o vento chora, Delia Owens.
No 12º C, a atividade foi organizada e dinamizada por Francisca Rebelo de Almeida,
que consistiu num quizz temático. Transcreve-se
a informação partilhada pela aluna:
“Na passada segunda-feira, dia 8 de março, a turma do 12ºC, participou numa
atividade online, no âmbito da semana
da leitura. Após a proposta da professora de Português, Cristina Escaja, para o
desenvolvimento de uma atividade inspirada na semana da leitura, a aluna Francisca
Rebelo de Almeida da turma C do 12ºano, com a colaboração dos seus restantes
colegas, organizou um quizz, baseado
na experiência literária de cada um.
A turma foi dividida em seis grupos, cada um com quatro elementos, que em
conjunto responderam a 5 questões acerca do seu gosto literário. Partindo
dessas respostas foi criado um questionário, que no dia 8 de março foi
apresentado à turma. Cada aluno, individualmente, através das respostas dadas,
tentou adivinhar a que grupo é que estas pertenciam.
Esta atividade foi uma experiência diferente para os alunos desta turma, que, devido à pandemia se encontram a ter aulas online, e através da realização deste questionário foi-lhes possível interagir entre eles, e durante os 45 minutos em que se encontravam a fazer o quizz, conseguiram libertar-se um pouco de todas as suas atuais preocupações.”
Por último, no 12º F, a atividade
foi organizada e dinamizada por Gonçalo Dias. A modalidade escolhida nesta
turma foi um debate sobre leitura, hábitos e preferências dos alunos. O Gonçalo
Dias colocou as questões previamente preparadas e interveio como moderador. Foi
uma interessante partilha, tendo-se chegado à conclusão de que, pelo menos, os
alunos desta turma começaram a ler mais em tempos de confinamento.
Cristina
Escaja
Publicação: Biblioteca Navegar
Comentários
Enviar um comentário