Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Língua Portuguesa • 5 de maio 2021

 

        Dia Mundial da Língua Portuguesa • 5 de maio



Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A RBE convida as bibliotecas escolares a associarem-se a esta comemoração, apresentando-se algumas sugestões de trabalho, a serem desenvolvidas ao longo do próximo mês e que culminarão com a publicação no portal da RBE das participações das escolas que aderirem ao desafio. Para isso, solicita-se a inscrição das bibliotecas neste formulárioaté 15/04/2021. Posteriormente, as bibliotecas inscritas partilharão as hiperligações para os produtos desenvolvidos, através do preenchimento de novo formulárioaté 30/04/2021.


PORTUGUÊS: IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO (2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO)

Os alunos exploram um conjunto de recursos que mostram que, ao longo dos tempos, a língua portuguesa foi enriquecida com importação de vocábulos de outras línguas e, por outro lado, deixou a sua marca noutras línguas, exportando para elas várias palavras. Posteriormente são convidados a criarem um Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital. Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (2.º CEB) e Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (3.º CEB).

 

PORTUGUÊS: LÍNGUA GLOBAL (ENSINO SECUNDÁRIO)

Com base num vídeo do Instituto Camões, os alunos debatem sobre a língua portuguesa, partindo de cada uma das afirmações aí formuladas. Em grupo os alunos, realizam pesquisas e preparam apresentações de exemplos que justifiquem essas afirmações. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital. Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam. 

Haikus

 Haikus - O que são e como fazer Divulgámos, durante a Semana da Leitura, Haikus.

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.