Avançar para o conteúdo principal

DAR VOZ AOS MIÚDOS: TEMPO DE ANTENA "Miúdos a Votos"

As Bibliotecas Escolares inauguraram uma parceria com a Rádio Belém, através do programa “Dar Voz aos Miúdos”.

Participando na iniciativa da RBE e Visão Júnior,  “Miúdos a votos: Quais os livros + Fixes“, os alunos da Secundária e da Paula Vicente fizeram podcasts sobre os seus livros candidatos que estão a ser  emitidos  nesta rádio, durante a campanha eleitoral.

Os tempos de Antena de todos os livros candidatos do Agrupamento podem ser ouvidos aqui.

A votação será feita nas duas escolas e TODOS os alunos dos 2.º e 3.º ciclos podem votar no dia 23 de março, nas Bibliotecas. 

As emissões  passam  às 9h30 e às 14h00 de  18 a 21 de março.






Trabalhos realizados pelos alunos das turmas participantes, sob orientação das professoras de

 Português e Cidadania 8º B e F


 





                     









                                           
                                                                    
Preparação do Processo Eleitoral




Aula da disciplina de Cidadania, 18 março 22




Aula da disciplina de Cidadania
aula da disciplina de Cidadania


aula da disciplina de Cidadania


PROCESSO ELEITORAL

O processo eleitoral decorrerá segundo as regras de umas eleições políticas. A

Idealmente, a votação será presencial, a não ser que se registem constrangimentos decorrentes da situação sanitária. Deverá haver uma urna de voto por cada ciclo/ nível de ensino, para que se faça separadamente o escrutínio dos votos do 1.º ciclo, do 2.º ciclo e do 3.º ciclo e do ensino secundário, preferencialmente na biblioteca. Devem ser constituídos grupos de alunos que acompanhem a votação, estando presentes nas mesas de voto, tal como acontece numas eleições políticas. Cada mesa de voto deve ter um presidente e dois membros. É desejável que se preveja a rotatividade destes elementos ao longo do dia, para não prejudicar a frequência das aulas dos alunos participantes.

As listas das turmas funcionarão como cadernos eleitorais.

ESCRUTÍNIO

A contagem dos votos será coordenada pela professora bibliotecária e pelo grupo de alunos nomeado para o efeito.

O resultado do escrutínio terá de ser comunicado à organização até 30 de março de 2022, através de formulário a disponibilizar oportunamente.


APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ELEITORAIS

Os resultados eleitorais a nível nacional serão apurados e dados a conhecer numa cerimónia pública no dia 20 de maio de 2022, a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A festa final contará com a participação de escolas envolvidas na iniciativa ao longo do Ano.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.