Avançar para o conteúdo principal

SEMANA DA LEITURA 2022 - Ler Sempre. Ler em Qualquer Lugar.


                                            Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago 

Como uma infeção, uma praga ou um vírus, a cegueira branca espalha-se rapidamente, de forma inexplicável e sem cura, por uma cidade inteira. Fica-se cego na parábola de José Saramago e o mundo abre-se num abismo, a mostrar fragilidades e vulnerabilidades humanas, sociais e políticas. O cenário é apocalíptico. Só a uma personagem é permitido testemunhar o caos e manter a lucidez que abrirá caminho à salvação de todos e de cada um. A mulher do médico é a esperança nesta distopia do Prémio Nobel da Literatura. Na apresentação pública do livro, em 1995, confessava: “Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso".

 Fonte: "Ensaio sobre a Cegueira": o romance de José Saramago em exposição - RTP Ensina 

O livro “Ensaio sobre a Cegueira” expressa o comportamento humano diante do caos gerado por uma epidemia que deixa todos cegos e suas consequências arrasadoras numa metrópole sem nome. Uma cegueira branca que contrapõe a ideia do escuro. A fragilidade, ferocidade e sensações humanas são-nos apresentadas pela visão de uma mulher que inexplicavelmente não foi afetada pelo mar branco.

https://www.rtp.pt/play/p9799/e589903/centenario-jose-saramago

https://www.rtp.pt/play/p9799/e590560/centenario-jose-saramago


Filme de Fernando Meireles - “Blindness  https://www.imdb.com/title/tt0861689/” - link do trailer - Ensaio Sobre a Cegueira (2008) - IMDb


Diretor aclamado mundialmente pela peculiar direção de adaptações de romances para as telas do cinema, a exemplo de “Cidade de Deus” (2002) do brasileiro Paulo Lins, “O Jardineiro Fiel” (2005) do britânico John Le Carré, e “Ensaio sobre a Cegueira” (2008) do português José Saramago. Fernando Meirelles é brasileiro, mas internacional ao passo que apresenta uma linguagem universal nos filmes citados.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam. 

Haikus

 Haikus - O que são e como fazer Divulgámos, durante a Semana da Leitura, Haikus.

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.