Avançar para o conteúdo principal

SEMANA DA LEITURA 2022 - Ler Sempre. Ler em Qualquer Lugar.


                                            Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago 

Como uma infeção, uma praga ou um vírus, a cegueira branca espalha-se rapidamente, de forma inexplicável e sem cura, por uma cidade inteira. Fica-se cego na parábola de José Saramago e o mundo abre-se num abismo, a mostrar fragilidades e vulnerabilidades humanas, sociais e políticas. O cenário é apocalíptico. Só a uma personagem é permitido testemunhar o caos e manter a lucidez que abrirá caminho à salvação de todos e de cada um. A mulher do médico é a esperança nesta distopia do Prémio Nobel da Literatura. Na apresentação pública do livro, em 1995, confessava: “Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso".

 Fonte: "Ensaio sobre a Cegueira": o romance de José Saramago em exposição - RTP Ensina 

O livro “Ensaio sobre a Cegueira” expressa o comportamento humano diante do caos gerado por uma epidemia que deixa todos cegos e suas consequências arrasadoras numa metrópole sem nome. Uma cegueira branca que contrapõe a ideia do escuro. A fragilidade, ferocidade e sensações humanas são-nos apresentadas pela visão de uma mulher que inexplicavelmente não foi afetada pelo mar branco.

https://www.rtp.pt/play/p9799/e589903/centenario-jose-saramago

https://www.rtp.pt/play/p9799/e590560/centenario-jose-saramago


Filme de Fernando Meireles - “Blindness  https://www.imdb.com/title/tt0861689/” - link do trailer - Ensaio Sobre a Cegueira (2008) - IMDb


Diretor aclamado mundialmente pela peculiar direção de adaptações de romances para as telas do cinema, a exemplo de “Cidade de Deus” (2002) do brasileiro Paulo Lins, “O Jardineiro Fiel” (2005) do britânico John Le Carré, e “Ensaio sobre a Cegueira” (2008) do português José Saramago. Fernando Meirelles é brasileiro, mas internacional ao passo que apresenta uma linguagem universal nos filmes citados.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.