Avançar para o conteúdo principal

Semana da Leitura 16 a 20 de Março de 2015

A comunidade de Leitores participou na semana da leitura.
No dia 19 de Março, alunos, funcionários e professores aderiram a esta comemoração com a leitura do capítulo 6 – O grilo de Pinóquio entra em cena, da obra “ Ética para um jovem”.
Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez
No dia 17 de março, os alunos das turmas 10.º J e 7.º E participaram num encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, com a qual dialogaram acerca da sua obra.
No sentido de preparar a vinda da autora à Escola, os alunos procederam à leitura de algumas das suas obras. Os alunos do décimo ano trabalharam o livro de contos Anti-Bonsai, acerca do qual realizaram pequenos trabalhos que estiveram expostos na Biblioteca.
Este encontro decorreu da melhor forma, tendo os alunos revelado grande interesse, o que foi alvo de elogio por parte da escritora.




Conversa com a jornalista Isabel Gaspar Dias

Dia 17 de março, os alunos do 10ºB e do 11ºH estiveram à conversa com a jornalista da Antena 1 Isabel Gaspar Dias. Foi referido pela jornalista a importância da leitura na formação do jornalista. Falou-se de tudo um pouco, com direito, ainda, a audição de noticiários e de peças jornalísticas. 



Exposição “ Arte e Literatura nas Bibliotecas Escolares”
A comunidade educativa teve a oportunidade de visitar esta exposição, um  projeto de Manuel Moreira, apoiado pela Reitoria da Universidade de Lisboa e que decorreu no período de  11 a 25 de março na BE Navegar da Escola Secundária do Restelo.
A exposição itinerante reúne trabalhos de gravura de diversos artistas inspirados em escritores portugueses e na sua obra.
Para além de a exposição ter uma componente interativa, visto que, com um smartphone, se pode aceder a diversos conteúdos complementares, como entrevistas aos artistas, houve ainda, no dia 18/03, pequenas oficinas de gravura com a participação da turma I do 12º ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.