Avançar para o conteúdo principal

Agrupamento de Escolas do Restelo

     Escola Secundária do Restelo - Filosofia

       2014/2015 – 10.º ano

 O que é a guerra

Há guerras justas?
A Paz
«A paz é mais um processo do que uma realidade definitiva, é um projeto sempre dinâmico mais do que um estado constante e estável, é-nos necessário elucidar os usos do termo para compreendermos a que realidades se refere. O termo paz pode, com efeito, referir realidades distintas, em função dos conflitos que essa paz regula e de acordo com os meios sobre os quais se apoia para ser reestabelecida. Convém também indicar uma tipologia dupla de guerras e de paz para tentar definir a unidade das diversas manifestações de paz. Resta-nos, ainda, compreender onde e como o discurso sobre a paz pode ser esclarecido: porque ela é, primeiramente um projeto, e, em simultâneo, essencialmente, um objeto do discurso.» Brunn, A. (Coord.), La Paix, Paris; GF-Flammarion, 2002

Distinguir entre guerra e guerra civil
Platão, República, Livro V
Kant,I., A Paz Perpétua e outros Opúsculos, Lisboa, Edições 70,1995,pp.119-179
R. Aron, Paix et guerre entre les nations
G. Bouthoul, Traité de polémologie

Definir a guerra
Polemologia – ciência fundada após o fracasso do pacifismo em 1945, estuda a guerra duma perspetiva não filosófica, nem jurídica, nem ideológica, mas como “ a luta armada e sanguinária entre grupos organizados», ou seja, a guerra deve ser pensada, através dos métodos que determinam o seu desenvolvimento e os seus atores. Bouthoul, G.
Definir a paz

Regime de segurança coletiva que une um sujeito coletivo, seja ele uma ou várias nações, seja uma questão de paz civil ou de paz internacional. O mesmo é dizer que a paz vigora enquanto o coletivo onde se manifesta, existe. Logo que esse coletivo perde a sua evidência ou que a alteridade se radicaliza ao ponto de negar a existência do coletivo, a possibilidade de paz desaparece.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.