Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Livro 2020

Dia Mundial do Livro 2020

" Um livro no coração. Todos somos livros"




Para assinalar o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores, a UNESCO instituiu,  partir de 1996, o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro.
Qual a razão para se optar pelo dia 23 de abril? Publicam-se livros todos os dias...
Por coincidência, nesta data nasceu e morreu William Shakespeare, deixou-nos Cervantes e numerosos escritores famosos vieram ao mundo ou faleceram.
Mas já antes a Catalunha instituíra um Dia Internacional do Livro, festejado a 5 de abril, em que, tradicionalmente, se ofereciam livros e rosas aos amigos. O hábito gentil de associar o livro a uma flor nesta celebração foi adotado em vários países e ainda perdura.
A Rede de Bibliotecas Escolares associa-se à comemoração, divulgando o cartaz escolhido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) da autoria da ilustradora Mariana Rio.




Ver notícia aqui>>

Proposta de leitura:
Os editores da Leya escolheram este dia para anunciar o “Próximo Capítulo”, um clube de leitura, de promoção de debate e partilha sobre livros de ficção e de não-ficção. Esta iniciativa pretende aproximar os leitores do mundo editorial e apresenta-se como um espaço de partilha entre quem edita e promove os livros, e quem os lê.
As inscrições decorrem entre esta quinta-feira e 5 de maio, através do e-mail proximocapitulo@leya.com, e os participantes serão informados sobre os livros a ler e como adquiri-los, com condições exclusivas, na livraria “online” da LeYa, bem como sobre as datas dos encontros, numa primeira fase através de plataforma digital e, mais adiante, presenciais.                                              
                                                                     
BOAS  LEITURAS!







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

As comemorações do Centenário de José Saramago no Agrupamento de Escolas do Restelo

 No Agrupamento de Escolas do Restelo foram várias as atividades desenvolvidas, em articulação com currículo, no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago. Esta revista, que aqui se partilha, contém uma súmula de todas as atividades realizadas. Saramago centenário AERestelo de Dina Cordeiro