Avançar para o conteúdo principal

Experiências de Leitura - Atividades organizadas por alunos do 12º ano

 

Experiências de Leitura

Atividades organizadas por alunos do 12º ano

Os alunos das turmas B, C e F do 12º ano comemoraram a Semana da Leitura. A professora Cristina Escaja perguntou em cada turma quem queria organizar uma atividade. E assim aconteceu.

No 12º B, a atividade foi organizada e dinamizada por Pilar Ortega. Começou por apresentar a Ted Talk de Rita Carter sobre a importância de ler (Why Reading matters: https://youtu.be/muuWRKYi09s).

Como nos conta a aluna: “Nesta aula comecei por mostrar o vídeo que é, na minha opinião, muito interessante e revelador pela forma como nos mostra as diferentes faculdades do cérebro que são trabalhadas quando fazemos algo tão simples como ler.

Na segunda parte da aula peguei em vários livros de que gosto muito e mostrei como diferentes livros têm diferentes efeitos em nós e depois convidei a turma a partilhar as suas experiências em vários aspetos que mencionei, como o idioma, o tamanho e o género.”

Os livros mencionados nesta segunda parte da aula (e que ficam como sugestões de leitura) são os seguintes: A trilogia Millennium, Stieg Larsson; A Queda dos Gigantes, Ken Follet; O Velho e o Mar, Ernest Hemingway, O vento e a Lua, Rita Ferro; Poemas de Álvaro de Campos, Fernando Pessoa; Lá, onde o vento chora, Delia Owens. 

 No 12º C, a atividade foi organizada e dinamizada por Francisca Rebelo de Almeida, que consistiu num quizz temático. Transcreve-se a informação partilhada pela aluna:

“Na passada segunda-feira, dia 8 de março, a turma do 12ºC, participou numa atividade online, no âmbito da semana da leitura. Após a proposta da professora de Português, Cristina Escaja, para o desenvolvimento de uma atividade inspirada na semana da leitura, a aluna Francisca Rebelo de Almeida da turma C do 12ºano, com a colaboração dos seus restantes colegas, organizou um quizz, baseado na experiência literária de cada um.

A turma foi dividida em seis grupos, cada um com quatro elementos, que em conjunto responderam a 5 questões acerca do seu gosto literário. Partindo dessas respostas foi criado um questionário, que no dia 8 de março foi apresentado à turma. Cada aluno, individualmente, através das respostas dadas, tentou adivinhar a que grupo é que estas pertenciam.

Esta atividade foi uma experiência diferente para os alunos desta turma, que, devido à pandemia se encontram a ter aulas online, e através da realização deste questionário foi-lhes possível interagir entre eles, e durante os 45 minutos em que se encontravam a fazer o quizz, conseguiram libertar-se um pouco de todas as suas atuais preocupações.”

Por último, no 12º F, a atividade foi organizada e dinamizada por Gonçalo Dias. A modalidade escolhida nesta turma foi um debate sobre leitura, hábitos e preferências dos alunos. O Gonçalo Dias colocou as questões previamente preparadas e interveio como moderador. Foi uma interessante partilha, tendo-se chegado à conclusão de que, pelo menos, os alunos desta turma começaram a ler mais em tempos de confinamento.

 

Cristina Escaja

Publicação: Biblioteca Navegar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.