Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Língua Portuguesa • 5 de maio 2021

 

        Dia Mundial da Língua Portuguesa • 5 de maio



Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A RBE convida as bibliotecas escolares a associarem-se a esta comemoração, apresentando-se algumas sugestões de trabalho, a serem desenvolvidas ao longo do próximo mês e que culminarão com a publicação no portal da RBE das participações das escolas que aderirem ao desafio. Para isso, solicita-se a inscrição das bibliotecas neste formulárioaté 15/04/2021. Posteriormente, as bibliotecas inscritas partilharão as hiperligações para os produtos desenvolvidos, através do preenchimento de novo formulárioaté 30/04/2021.


PORTUGUÊS: IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO (2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO)

Os alunos exploram um conjunto de recursos que mostram que, ao longo dos tempos, a língua portuguesa foi enriquecida com importação de vocábulos de outras línguas e, por outro lado, deixou a sua marca noutras línguas, exportando para elas várias palavras. Posteriormente são convidados a criarem um Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital. Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (2.º CEB) e Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos (3.º CEB).

 

PORTUGUÊS: LÍNGUA GLOBAL (ENSINO SECUNDÁRIO)

Com base num vídeo do Instituto Camões, os alunos debatem sobre a língua portuguesa, partindo de cada uma das afirmações aí formuladas. Em grupo os alunos, realizam pesquisas e preparam apresentações de exemplos que justifiquem essas afirmações. As bibliotecas agregarão e partilharão os trabalhos produzidos com recurso a uma ferramenta digital. Esta proposta encontra-se planificada em Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.