Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Terra - 22 de abril e Dia Mundial do AMBIENTE - 5 de junho de 2022

Dia Mundial do Ambiente 5 de junho 




Esta data marcará, também, o lançamento formal da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021-2030. A Década da ONU tem como objetivo aumentar em grande escala a restauração de ecossistemas degradados de forma a combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies, aumentar a segurança alimentar e assegurar o abastecimento de água.

https://unric.org/pt/dia-mundial-do-ambiente-tem-como-tema-central-a-restauracao-dos-ecossistemas/


CONHECE/APRENDE/PARTICIPA

Por que razão 2022 será importante para a ação climática?

O mundo continua a enfrentar uma série de desafios: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) acredita que 2022 poderá revelar-se um ano fundamental para o ambiente, com eventos agendadosos quais  espera-se que consigam revitalizar a cooperação internacional e a ação coletiva.

A data é marcada pela urgência na queda anual de 7,6% das emissões de dióxido de carbono. O objetivo é manter o aquecimento global abaixo do patamar de 1.5 graus Celsius.

Em fevereiro 2022, a assembleia da ONU salientou o papel central da natureza no desenvolvimento sustentável social, económico e ambiental.

A ciência por detrás da degradação ambiental continua a ser irrefutável. Os padrões insustentáveis de consumo e de produção estão a alimentar uma crise tripla a nível mundial através das alterações climáticas, da perda de espaços naturais de biodiversidade, de poluição e de desperdício alimentar.  

https://news.un.org/pt/news/topic/climate-change

FAZENDO AS PAZES COM A NATUREZA

                                                              RELATÓRIO         




Fazendo as pazes com a natureza: um projeto científico para enfrentar as emergências climáticas, a biodiversidade e a poluição” 

Um projeto científico para enfrentar as emergências climáticas, biodiversidade e poluição.



https:  //www.natureza-portugal. org/educacao/educacao ambiental/


EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CLUBE HERÓIS DOS OCEANOS
RECURSOS OUR PLANET
GENERATION EARTH PORTUGAL


Sessões de literacia Ambiental - Dias 11 de maio ( Bairro do Restelo), 13 de maio ( Paula Vicente) e 24 de maio ( Secundária do Restelo).
Tema: Recursos hídricos e sustentabilidade
Biodiversidade.


Palestra – Dia 3 de junho pelas 10:00h - Secundária Restelo

                                     Centro de Interpretação de Monsanto

Alterações climáticas / sustentabilidade / Lisboa cidade verde / o papel do parque de Monsanto para a contribuição de Lisboa Cidade Verde.



Atividade de Articulação – Dia 25 de maio pelas 14:00h

O degelo e as alterações climáticas  

 

Mundo Educação

Articulação entre a  Biblioteca Escolar do Bairro do Restelo, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Restelo e a  área disciplinar de Física e Química no alinhamento temático das BEAER centrada nas Literacias Ambiental e Ecológica.

Esta temática foi iniciada por dois filmes de animação disponibilizados pelo Festival Internacional de Cinema de Avanca, apresentados na BE BR durante a Semana da Leitura 21.22. A sessão, agora, apresentada pela professora Ana Sousa, da área disciplinar de Física e Química da ESR,  procurará promover um olhar científico do fenómeno do degelo e suas implicações ambientais, sendo realizada  a parte experimental com o olhar dos alunos  do 3.º ano e a participação dos alunos da disciplina de Física e Química A, do 10. ºano – ciência em ação.


Alunos envolvidos: 10º ano - ESR e 3º ano - Bairro do Restelo.


Rumo a um futuro net-zero

A Campanha da ONU  para  Ação Individual

Para preservar um clima habitável, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas até 2050. A transição para um mundo de baixo carbono também exige a participação dos cidadãos – especialmente nas economias avançadas.
ActNow é a campanha das Nações Unidas para a ação individual sobre mudança climática e sustentabilidade.
Cada um de nós pode ajudar a limitar o aquecimento global e cuidar do nosso planeta. Ao fazer escolhas menos prejudiciais ao meio ambiente, podemos ser parte da solução e influenciar a mudança.



   

UM CONTRIBUTO DAS BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO PARA

 DESPERTAR NOS ALUNOS O INTERESSE  POR TEMAS NO ÂMBITO DAS 

 LITERACIAS  AMBIENTAL E ECOLÓGICA.

                                           

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

As comemorações do Centenário de José Saramago no Agrupamento de Escolas do Restelo

 No Agrupamento de Escolas do Restelo foram várias as atividades desenvolvidas, em articulação com currículo, no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago. Esta revista, que aqui se partilha, contém uma súmula de todas as atividades realizadas. Saramago centenário AERestelo de Dina Cordeiro