Avançar para o conteúdo principal

Dos alunos: A DECO esteve na Secundária do Restelo

Na semana passada, a Dr.ª Elizabete e a D. Maria, duas representantes do gabinete Jurídico da DECO (associação com a qual a Biblioteca Navegar tem parceria), estiveram na nossa escola para esclarecer os alunos sobre questões importantes relacionadas com a Literacia Financeira.



O João Costa e o João Ramos, dois dos nossos alunos do 11º G, fizeram, na sequência de uma das sessões de formação, algumas questões que aqui vos deixamos.

O que é a DECO?
A DECO é a associação portuguesa de defesa do consumidor. A DECO informa os consumidores dos seus direitos enquanto consumidores.
Que tipos de atividades desenvolve?
A DECO pode ser contactada por mail ou por telefone para resolver problemas entre empresas e os consumidores. A DECO cria também sessões de informação para alertar os consumidores dos seus direitos e para ensinar os consumidores a poupar e como devem fazê-lo. As sessões de informação também ensinam os consumidores a escolher de modo a racionalizar o dinheiro da melhor maneira possível, ensinando a população a viver numa sociedade mais consumerista (e menos consumista).
Qual a importância deste tipo de organizações?
Estas organizações são importantíssimas numa sociedade de consumo como a nossa porque ensinam as pessoas a poupar e a economizar. Muitas famílias não sabem como poupar e a DECO ajuda-as e ensina-as onde consumir, onde poupar e onde investir.
Estas organizações são muito importantes porque são mediadores entre as empresas e os consumidores, ajudam os consumidores que se sentem injustiçados.
Qual é a razão pela qual se deslocam às escolas?
A DECO desloca-se a escolas como a Secundária do Restelo, tal como hoje aconteceu, para esclarecer os alunos (consumidores) de dúvidas que possam ter em relação aos seus direitos e também para os consciencializar em que e sobre como poupar.
João Costa e João  Ramos - 11º G

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam. 

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.