Avançar para o conteúdo principal

BE - COMUNIDADE DE LEITORES JOVENS - Palestra Professor Doutor José Pedro Serra (FLUL) SÓFOCLES – ANTÍGONA

 «Diz-se que o conflito de Antígona contra Creonte representava o dos deveres familiares contra a razão de Estado. É ou não é verdade. Porque Creonte, que é autoritário e orgulhoso, não age pelo bem do Estado – acabará por reconhecê-lo. E Antígona combina na sua decisão uma parte do sentido familiar com uma parte de simples humanidade e muito de religião. Mas todos estes pares de deveres: família e Estado, humanidade ou autoridade, religião ou respeito pelas leis, formam todos os conflitos que Sófocles, nalgumas cenas, apresentou, vivos, diante de nós.
   De resto, as duas cenas que se seguem, e nas quais Creonte se vê submetido aos argumentos de seu filho, Hémon, e depois do adivinho, Tirésias, limitam-se a continuar, depois da partida da heroína, a análise dos princípios que jogam a seu favor. Com Hémon é a humanidade e é, um pouco, o sentido político; porque Hémon apoia-se na opinião, no que as pessoas dizem; e pede ao pai que não se torne duro a ponto de não ouvir nenhum conselho: “ Não é isso que afirma o povo unido de Tebas. - E a cidade é que vai prescrever-me o que devo ordenar?” E mais adiante: “Queres falar,e, depois, não ter que ouvir.” (733-734,757). Em contrapartida, Tirésias representa a religião; e fala da cólera dos deuses. No entanto, o rei obstina-se: já se revelou tirânico; irá, na verdade, revelar-se ímpio? Ele cede por fim; mas cede demasiado tarde: Antígona e Hémon morrerão antes de saber que ele vinha libertá-los.» Romilly, J., A Tragédia Grega, Lisboa, Edições 70,1977, pp.78-77.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.