Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Língua Materna

Não pudeste vir à Biblioteca no Dia Internacional da Língua Materna? Então, não deixes de ler as palavras proferidas pela professora Cristina Escaja neste dia:

"Hoje, dia 21 de Fevereiro, comemoramos o Dia Internacional da Língua Materna, que foi proclamado pela Unesco em 17 de Novembro de 1999. O objectivo desta data é promover a diversidade linguística e a educação multilingue.
As línguas são um forte instrumento para a preservação e o desenvolvimento do património cultural de cada comunidade e, nesse sentido, é importante promover uma consciência das tradições linguísticas baseadas na compreensão, na tolerância e no diálogo.
E falar em línguas é falar em palavras. Para comunicarmos, usamos palavras que transmitem ideias, emoções, sentimentos, conceitos, definições, acções, em diferentes registos e conforme a ocasião.
E, apesar de vivermos num tempo em que as palavras são maltratadas, cortadas, abreviadas para encherem sms’s, mm’s, posts, chats e outros textos escritos na pressa do momento ou são alterados na sua grafia por interesses que nos ultrapassam, sabemos que afinal o que importa é o seu sentido que, mais literal ou mais figurado, nos transporta no caminho da verdade.
Agora convidamos os que estão connosco a partilharem as palavras que escolheram para comemorar, neste dia e neste espaço simbólico, a nossa língua materna, a língua portuguesa e a dizê-las bem alto para que essas palavras adormecidas numa estante desta biblioteca possam ser livres e ouvidas por todos nós.

Esta actividade foi coordenada pelas professoras do núcleo, Isabel Castelo Branco e Cristina Escaja Gonçalves, com a colaboração da professora bibliotecária, Catarina Castro.

Foram lidos os seguintes textos, escolhidos pelos alunos e professores:
- “Aprendiz na Oficina da Poesia”, Obra Poética, de Rui Knopfli, por Inês Belmar da Costa e Constança Fernandes, 12º D
- “Momentos”, escrito pela própria, Sofia Santos, 8º C
- “Turismo é uma Coisa, Estupidez é Outra”, Novas Crónicas da Boca do Inferno, de Ricardo Araújo Pereira, por Tiago Diogo, 12º D
- “Estrela da Tarde”, As Palavras das Cantigas, Ary dos Santos, por Margarida Barão, 12º H
- “Vaidade”, Livro de Mágoas, Florbela Espanca, por Beatriz Silva, 12º H
- “Viagem das Palavras”, A Invenção do Dia Claro, Almada Negreiros, por Catarina Castro, professora bibliotecária
- “Cântico Negro” (excerto), Poemas de Deus e do Diabo, José Régio, por Vasco Sampaio, 12º D
- “O Poema”, A Estrada Branca, José Tolentino de Mendonça, Joana Ribeiro, 12º I
- “Olá, Meu Alentejo”, Água Clara, Poetas em Vila Viçosa, Eduardo Olímpio, por Mariana Moura, 12º H

E vamos terminar com um momento musical: vamos ouvir o Tiago Baltazar, do 11º A, que vai tocar e cantar Porto-Covo, de Rui Veloso."

Cristina Escaja Gonçalves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.