Avançar para o conteúdo principal

Neste Natal destacamos.. David Mourão-Ferreira

Nesta Época Natalícia, a Biblioteca coloca em destaque David Mourão-Ferreira, escritor com muitas facetas, que foi poeta, dramaturgo, ficcionista e ensaísta. Este autor dedicou-se ainda a outras actividades como a crítica literária e a tradução e foi director do Serviço de Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, director da Revista Colóquio/Letras e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Transcrevemos em seguida algumas informações sobre a obra de David Mourão-Ferreira, que encontrámos no site do Instituto Camões:

“Notável pela beleza, pelo rigor e pelo didactismo dos seus ensaios, salientamos entre a sua obra Vinte Poetas Contemporâneos (1960), Hospital das Letras (1966) e O Essencial sobre Vitorino Nemésio (1987). [...] Da sua vasta obra destacamos alguns títulos. Na poesia: A Secreta Viagem (1950), Entre a Sombra e o Corpo (1980), Jogo de Espelhos (1993) [...] e Obra Poética 1948-1988. Na ficção: os romances Tempestade de Verão (1954) e Um Amor Feliz (1986). No teatro, Isolda (1948) [...].

David Mourão-Ferreira traduziu, ainda, Imagens da Poesia Europeia (1972) e escreveu as letras de alguns fados cantados por Amália Rodrigues. [...]”

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/poemasemana/13/natal3.html
Nota: O texto original foi abreviado, encontrando-se as frases eliminadas representadas pelo seguinte símbolo: [...].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam. 

Haikus

 Haikus - O que são e como fazer Divulgámos, durante a Semana da Leitura, Haikus.

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.