Avançar para o conteúdo principal

Neste Natal destacamos.. David Mourão-Ferreira

Nesta Época Natalícia, a Biblioteca coloca em destaque David Mourão-Ferreira, escritor com muitas facetas, que foi poeta, dramaturgo, ficcionista e ensaísta. Este autor dedicou-se ainda a outras actividades como a crítica literária e a tradução e foi director do Serviço de Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, director da Revista Colóquio/Letras e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Transcrevemos em seguida algumas informações sobre a obra de David Mourão-Ferreira, que encontrámos no site do Instituto Camões:

“Notável pela beleza, pelo rigor e pelo didactismo dos seus ensaios, salientamos entre a sua obra Vinte Poetas Contemporâneos (1960), Hospital das Letras (1966) e O Essencial sobre Vitorino Nemésio (1987). [...] Da sua vasta obra destacamos alguns títulos. Na poesia: A Secreta Viagem (1950), Entre a Sombra e o Corpo (1980), Jogo de Espelhos (1993) [...] e Obra Poética 1948-1988. Na ficção: os romances Tempestade de Verão (1954) e Um Amor Feliz (1986). No teatro, Isolda (1948) [...].

David Mourão-Ferreira traduziu, ainda, Imagens da Poesia Europeia (1972) e escreveu as letras de alguns fados cantados por Amália Rodrigues. [...]”

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/poemasemana/13/natal3.html
Nota: O texto original foi abreviado, encontrando-se as frases eliminadas representadas pelo seguinte símbolo: [...].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.