Avançar para o conteúdo principal

Vamos celebrar a Páscoa! Feliz Páscoa

 

Data desta celebração

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes para judeus e cristãos. Cada religião possui critérios diferentes para determinar o dia no qual a Páscoa é comemorada.
Concílio de Niceia,

Páscoa cristã

O sistema que é usado pelos cristãos para determinar a data da Páscoa é bem mais complexo que o utilizado pelos judeus. Além disso, diferentemente dos judeus, que sempre iniciam a comemoração da Páscoa em 14 de nissan (em seu próprio calendário), a comemoração para os cristãos não é fixa e, portanto, acontece em data móvel e cada ano ocorre em uma data diferente entre 22 de março e 25 de abril.

sistema que determina a Páscoa cristã baseia-se em práticas oriundas de hebreus, romanos e egípcios. No caso dos egípcios a contribuição foi pelo uso do calendário solar; no caso dos hebreus pela utilização de um calendário lunar, além de terem sido o povo que legou a Páscoa aos cristãos; os romanos, por fim, além de usarem o calendário solar, foram aqueles que criaram o sistema que define a data da Páscoa.

No século IV, mais precisamente no ano de 325, foi realizado o Concílio de Niceia, e nele as autoridades da Igreja Católica reuniram-se para determinar uma data para a comemoração da Páscoa com o objetivo de unificar a celebração da ressurreição de Cristo em toda a  cristandade. Assim, durante o Concílio de Niceia ficou decidido que a data da Páscoa seria determinada pela seguinte estrutura:

A data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio primavera/outono.

Lembrando que o equinócio de primavera/outono (primavera no Hemisfério Norte e outono no Hemisfério Sul) acontece sempre entre 20 e 21 de março. Sendo assim, a data da Páscoa cristã deste ano será a 17 de abril.



No Judaísmo, a Páscoa também é uma importante celebração que está associada com a libertação desse povo. Em hebreu, o termo “pessach” (páscoa) significa “passagem”. Em ambos os casos, a data simboliza o surgimento de nova vida e que, portanto, traz esperança e renovação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam. 

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.