Avançar para o conteúdo principal

DOS ALUNOS: Dia do Diploma na Secundária do Restelo

Na sequência do dia do diploma, entrevistámos o diretor da Escola Secundária do Restelo, o professor Júlio Santos (JS), para saber mais acerca deste evento.



Para começar, perguntamos-lhe o que foi o dia do diploma?

JS: Foi uma cerimónia instituída pelo ministério da Educação e visa, antes de mais, a entrega de diplomas aos alunos que terminam o secundário. Portanto, o dia do diploma visa, por um lado, certificar os alunos, mas também criar um referencial pela positiva. Por isso, a escola integra no dia do diploma outras menções como o prémio da Junta de Freguesia de Belém, que visa distinguir o aluno com a média mais elevada, ao qual está associado um valor de 500 euros. São ainda entregues as menções de excelência do secundário.  Este ano entregámos também o prémio de mérito que pressupõem, entre outras coisas, o desenvolvimento de iniciativas de reconhecido valor social.

Como correu a cerimónia da atribuição dos diplomas?

JS: Correu muito bem. As pessoas são convidadas, está presente quem pode. Estas cerimónias correm sempre muito bem. As pessoas sentem-se mobilizadas, portanto o clima do grupo é muito positivo, já que partilham os valores da excelência, competência…

Quem esteve na cerimónia?

JS: Os alunos, pais, encarregados de educação, professores, o presidente do conselho geral e o presidente da junta de freguesia.

Gostaríamos de lhe perguntar qual é a razão para esta cerimónias não ser aberta à comunidade escolar e em particular a todos os alunos?

JS: Ela é aberta.

Qualquer aluno pode ir?

JS: No alinhamento de setembro está lá o Dia do Diploma, aberto à comunidade escolar.

Nós enquanto alunos não tivemos qualquer informação sobre a cerimónia.


JS: Ainda está no site. Esta cerimónia é aberta à comunidade educativa. Aqui temos um problema, o espaço. Fazíamos isto no polivalente, mas preferimos transferi-la para aqui (para a Biblioteca), dá mais dignidade.

Pedro Henriques e Manuel Clemente - 11º F

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Escola para para ler

 Escola para para ler Esta atividade da Semana da Leitura ocorreu na sexta-feira dia 31 de março.  Todos os alunos e docentes da Escola  Secundária do Restelo foram convidados a ler um texto retirado do livro "A Guerra dos Mundos" H. G. Wells.  Posteriormente visualizaram um excerto do podcast de Orson.  

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam.