Avançar para o conteúdo principal

Neste Natal destacamos.. David Mourão-Ferreira

Nesta Época Natalícia, a Biblioteca coloca em destaque David Mourão-Ferreira, escritor com muitas facetas, que foi poeta, dramaturgo, ficcionista e ensaísta. Este autor dedicou-se ainda a outras actividades como a crítica literária e a tradução e foi director do Serviço de Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, director da Revista Colóquio/Letras e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Transcrevemos em seguida algumas informações sobre a obra de David Mourão-Ferreira, que encontrámos no site do Instituto Camões:

“Notável pela beleza, pelo rigor e pelo didactismo dos seus ensaios, salientamos entre a sua obra Vinte Poetas Contemporâneos (1960), Hospital das Letras (1966) e O Essencial sobre Vitorino Nemésio (1987). [...] Da sua vasta obra destacamos alguns títulos. Na poesia: A Secreta Viagem (1950), Entre a Sombra e o Corpo (1980), Jogo de Espelhos (1993) [...] e Obra Poética 1948-1988. Na ficção: os romances Tempestade de Verão (1954) e Um Amor Feliz (1986). No teatro, Isolda (1948) [...].

David Mourão-Ferreira traduziu, ainda, Imagens da Poesia Europeia (1972) e escreveu as letras de alguns fados cantados por Amália Rodrigues. [...]”

Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/poemasemana/13/natal3.html
Nota: O texto original foi abreviado, encontrando-se as frases eliminadas representadas pelo seguinte símbolo: [...].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Natal de Autores Portugueses

PRELÚDIO DE NATAL Tudo principiava pela cúmplice neblina que vinha perfumada de lenha e tangerinas Só depois se rasgava a primeira cortina E dispersa e dourada no palco das vitrinas a festa começava entre odor a resina e gosto a noz-moscada e vozes femininas A cidade ficava sob a luz vespertina pelas montras cercada de paisagens alpinas. David Mourão-Ferreira Natal Divino Natal divino ao rés-do-chão humano, Sem um anjo a cantar a cada ouvido. Encolhido À lareira, Ao que pergunto Respondo Com as achas que vou pondo Na fogueira. O mito apenas velado Como um cadáver Familiar… E neve, neve, a caiar De triste melancolia Os caminhos onde um dia Vi os Magos galopar… Miguel Torga

Concurso Palavras Cruzadas "Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo"

 Realizámos um concurso de Palavras Cruzadas  sobre a atividade " Os Direitos das Mulheres no Irão e no Mundo ".  O 1.º prémio foi um jantar para duas pessoas no restaurante  Khayyam. 

Exposição sobre História e Cultura de Países de Língua Inglesa

Exposição de trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 8º ano, no âmbito da disciplina de Inglês, sobre História e Cultura de países de língua Inglesa.